Renato Scarpin

 
 
Você está em: Home
 
 

Um Só Coração

E-mail Imprimir PDF
um só coração

Um Só Coração foi uma minissérie televisiva produzida pela Rede Globo que prestava uma homenagem à cidade de São Paulo. Foi exibida durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2004, quando da comemoração dos 450 anos de fundação da cidade.

A direção foi de Marcelo Travesso Ulysses Cruz e Gustavo Fernandez, a direção geral foi de Carlos Araújo, o núcleo de Carlos Manga e o roteiro de Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira, com a colaboração de Lúcio Manfredi e Rodrigo Arantes do Amaral. Teve 54 capítulos.

Um Só Coração contou a história da cidade, do início da década de 1920 até 1954, na Festa do IV Centenário de São Paulo, por se tratar de um período de transformações, em que São Paulo, passa de potência rural a grande metrópole. A Semana da Arte Moderna, em 1922, a Revolução de 1924, a Revolução de 1932, a adaptação às diretrizes da Era Vargas, os ecos do nazismo e do fascismo, os refugiados da Segunda Guerra, a influência americana. Todos estes momentos históricos foram abordados. A minissérie obteve um grande sucesso de público e crítica, registrando uma média geral de 28 pontos no Ibope.

Renato Scarpin interpretava Joaquim, o padeiro português que era apaixonado por Ana (Maria Fernanda Cândida). A personagem teve grande destaque durante a obra, pois se tornou um exemplo de honestidade, coragem e paixão.