Renato Scarpin

 
 
Você está em: Apresentação Curiosidades
 
 

Curiosidades

E-mail Imprimir PDF

Aos 8 anos ingressou no escotismo. Foi lobinho dos 8 aos 10; escoteiro dos 10 aos 15, quando recebeu a graduação “Escoteiro Liz de Ouro” - a maior graduação escoteira -; dos 15 aos 18 foi sênior; dos 18 aos 19 foi pioneiro e chefe. Começou a trabalhar muito cedo. Aos 15 anos já dirigia caminhão. Quando ingressou na faculdade de Engenharia Civil, trabalhava com caminhão fazendo fretes e foi assim que conseguiu pagar seu curso e se formar.

Após o término da faculdade, foi trabalhar na Alemanha como engenheiro de obras.

Quando voltou da Alemanha fez alguns trabalhos como modelo e decidiu se inscrever no curso de teatro “Pé no Palco”, da Fátima Ortiz, em Curitiba. Após diversos cursos, profissionalizou-se ator em 1996 fazendo espetáculos teatrais concomitantes à engenharia. Em 1997 abandonou definitivamente a carreira de engenheiro e se dedicou exclusivamente às artes cênicas.

Em 1998 foi morar no Rio de Janeiro, onde fez suas primeiras participações na Rede Globo. Em 2000 retornou à Curitiba para fazer duas peças de teatro e, em 2001, mudou-se de vez para São Paulo, onde reside atualmente.

Em 2004 foi sua primeira grande aparição nacional na TV Globo, com o personagem “Joaquim”, o padeiro português de “Um Só Coração”, na qual o ator vivia o sobrinho de Paulo Goulart e fazia par romântico com a atriz Maria Fernando Cândido.

Após a minissérie, atuou em novelas da Record, Sbt e Band. Também atuou em longas, médias e curtas metragens.

Foi piloto de ultraleve - sua grande paixão -, jogador de futebol amador no CORITIBA FOOT BALL CLUB, caminhoneiro, perito de seguradora, vendedor de feijão empacotado...só podia virar... ATOR !